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segunda-feira, 20 Fevereiro, 2017 - 08:51

Teca de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do país

O Teca do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor FOB de carga importada no país.

Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Números de janeiro

Viracopos mostrou recuperação no volume de cargas e número de passageiros em janeiro de 2017. Exportações e Importações cresceram 55,93% e 33,47% respectivamente se comparado com o período anterior.

O principal destaque fica para a exportação. Foram 4.412 toneladas contra 2.829 em janeiro de 2015, que é o maior volume para o mês desde 2013 (5.140 ton.). Já as importações cresceram de 7.011 toneladas para 9.358.

“O mercado confia na capacidade cargueira de Viracopos e investimos constantemente em tecnologia, segurança e relacionamento. O aeroporto se consolida cada vez mais como o melhor Terminal de Cargas da América Latina e isso se reflete nos números. Acreditamos em um cenário de recuperação em 2017”, destaca o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Melhorias do Teca

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) destacou que tem investido em melhorias no Teca desde que assumiu a gestão do aeroporto. A intenção é "agregar valor" aos negócios de importadores e exportadores. 

Entre elas estão a ampliação da câmara frigorífica e área física para liberação de cargas, aquisição de um novo sistema para gerenciamento e controle do sistema de intralogística, e aplicação de recursos na construção do primeiro terminal de alta segurança com padrão internacional na América Latina.

Além disso, os planos da concessionária preveem um crescimento significativo nessa área, criando uma infraestrutura, com galpão para as cargas e pátio para as aeronaves dos Correios.

A estatal pretende tornar Viracopos um hub nacional de cargas expressas da empresa. A previsão é que a infraestrutura comece a ser construída neste ano, para começar a funcionar em dois anos e meio. O plano é concentrar um terço de todo processamento logístico das cargas expressas.