Viracopos

Notícias

Início >> Noticias >> Viracopos >> Viracopos é o maior em valor FOB de carga importada no país
quarta-feira, 1 Março, 2017 - 12:01

Viracopos é o maior em valor FOB de carga importada no país

Com investimento de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

O primeiro marco importante deste novo ciclo ocorreu em 2016, com a transferência de todos os voos para o Novo Terminal de Passageiros de Viracopos (T1). 

Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passou a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários.

O novo terminal, que tem uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, conta com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, além do edifício-garagem, três pátios de aeronaves e pistas de taxiamento.

O Teca de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor FOB de carga importada no país. 

Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

“O mercado confia na capacidade cargueira de Viracopos e investimos constantemente em tecnologia, segurança e relacionamento. O aeroporto se consolida cada vez mais como o melhor Terminal de Cargas da América Latina e isso se reflete nos números. Acreditamos em um cenário de recuperação em 2017”, destaca o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Em janeiro deste ano, Viracopos mostrou recuperação no volume de cargas e número de passageiros. Exportações e Importações cresceram 55,93% e 33,47% respectivamente se comparado com o período anterior. O número de passageiros cresceu 0,056%, revertendo à sequência de quedas que se repetiam há 12 meses.

O principal destaque fica para a exportação. Foram 4.412 toneladas contra 2.829 em janeiro de 2015, que é o maior volume para o mês desde 2013 (5.140 ton.). Já as importações cresceram de 7.011 toneladas para 9.358.

Viracopos transportou 903.490 passageiros em janeiro, contra 902.979 no mesmo período do ano passado. O número indica uma reversão na tendência de queda registrada em doze meses seguidos.