Viracopos

Notícias

Início >> Noticias >> Viracopos >> Viracopos deseja ser o principal aeroporto do Brasil
quinta-feira, 23 Fevereiro, 2017 - 13:17

Viracopos deseja ser o principal aeroporto do Brasil

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), sempre apresentou vantagens e um excelente campo de pouso. Viracopos busca ser o principal aeroporto do Brasil.

O que comprova isso é o fato do aeroporto ser o segundo principal terminal de cargas do Brasil. Mesmo com a crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos, Viracopos mostrou recuperação no volume de cargas e número de passageiros em janeiro de 2017. Exportações e Importações cresceram 55,93% e 33,47% respectivamente se comparado com o período anterior.

O principal destaque fica para a exportação. Foram 4.412 toneladas contra 2.829 em janeiro de 2015, que é o maior volume para o mês desde 2013 (5.140 ton.). Já as importações cresceram de 7.011 toneladas para 9.358.

“O mercado confia na capacidade cargueira de Viracopos e investimos constantemente em tecnologia, segurança e relacionamento. O aeroporto se consolida cada vez mais como o melhor Terminal de Cargas da América Latina e isso se reflete nos números. Acreditamos em um cenário de recuperação em 2017”, destaca o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Já o transporte de passageiros vem aumentando de maneira significativa nos últimos anos. Viracopos transportou 903.490 passageiros em janeiro, contra 902.979 no mesmo período do ano passado. O número indica uma reversão na tendência de queda registrada em doze meses seguidos.

“Chegamos ao ponto de inflexão da curva. Nos últimos meses de 2016 já apresentávamos quedas menores e em janeiro registramos o primeiro crescimento. Acreditamos que o ritmo de melhora deve aumentar fazendo com que Viracopos feche 2017 com números bem mais positivos em relação ao anterior”, ressaltou o diretor-presidente.

Além disso, Viracopos está situado em um importante polo científico, tecnológico e industrial do Brasil, a cidade de Campinas, São Paulo. Conhecida por abrigar grandes centros universitários, a cidade tem acesso às melhores rodovias do país e possui um grande parque industrial instalado na sua região metropolitana.

Viracopos foi concedido a inciativa privada em 2012, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) ganhou o direito de administrar o aeroporto por 30 anos.

Seguindo um plano de investimentos, a Aeroportos Brasil Viracopos prevê um aporte de aproximadamente R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão divididos em seis ciclos de investimentos. Inicialmente o investimento foi na construção de um novo terminal de passageiros.

O Novo Viracopos passou a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece mais conforto e segurança a seus usuários.

O Novo Viracopos possui 72 posições de check-in, 28 pontes de embarque e área construída total de 178 mil m². O objetivo é transformar Viracopos no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.