Viracopos

Notícias

Início >> Noticias >> Viracopos >> Viracopos recebeu observadores de avião durante Spotter Day
domingo, 7 Junho, 2015 - 21:00

Viracopos recebeu observadores de avião durante Spotter Day

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou no último domingo (07/06), o Spotter Day.

aeroporto recebeu mais de 220 plane spotters, ou observadores de avião, do Brasil e de diversas parte do mundo, que registraram de uma área próxima à pista dezenas de pousos e decolagens. O evento contou com apoio da concessionária Aeroportos Brasil Viracopose da companhia Azul.

Está foi a segunda edição realizada em Viracopos, e segundo a concessionária, dessa vez houve um crescimento de mais 100 participantes em relação ao ano passado.

O evento é organizado por uma revista de aviação virtual chamada AeroIn, que se propõe há mais de seis anos em popularizar a cultura aeronáutica no Brasil. 

Os encontros de observadores já acontecem desde 2006, e o Aeroporto Internacional de Cumbicaem Guarulhos (SP), continua entre os principais pontos de observação do grupo. Até às 15h estavam previstos 141 pousos e decolagens que poderiam ser documentados pelos spotters. 

De acordo com o editor da AeroIn e um dos organizadores do evento, o auditor Carlos Roman, de 32 anos, o feriado de Corpus Christi é escolhido principalmente pelas condições do tempo, por estar mais frio e o céu geralmente sem nuvens, e para que spotters de outras partes do Brasil e do mundo consigam se locomover com mais tempo. 

"Este evento não é feito somente por spotter, mas para as famílias. Recebemos as pessoas que somente observam, fotografam com celulares e outros tipos de câmeras. Não é especializado, mas sim para a família. Precisamos manter isso vivo, é a nossa identidade", disse Roman.

"Em São Paulo, o evento foi considerado o maior de fotografia aeronáutico já realizado na América do Sul", destacou Luiz Alberto Neves, outro entusiasta e membro da AeroIn.

Em números

564 movimentos de pouso/decolagem no somatório dos dois aeroportos

1 milhão de fotos tiradas nos dois aeroportos

8 países participaram do evento

17 estados brasileiros e 70 cidades