Atrações naturais

Os bosques e parques são as atrações naturais da cidade:

Bosque dos Alemães, Bosque Augusto Ruschi, Bosque dos Artistas, Bosque dos Cambarás, Bosque Chico Mendes, Bosque dos Guarantãs, Bosque dos Italianos, Bosque dos Jequitibás, Bosque Yitzhak Rabin, Bosque Valença, Bosque São José, Parque Linear Ribeirão das Cabras e Parque Ecológico Monsenhor José Salim.

O Lago da Café e a Lagoa do Taquaral, também conhecido como Parque Portugal, são ótimas opções para os passeios ao ar livre.


Atrações culturais

Entre as atrações culturais da cidade estão: a Catedral Metropolitana de Campinas, a Capela Nossa Senhora da Boa Morte, Mercado Municipal, Jóquei Clube, além dos sete monumentos de fatos históricos ou pessoas importantes para a cidade.

O Cemitério da Saudade é uma opção para quem quer conhecer mais sobre as personalidades que já passaram pela cidade.

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é uma boa escolha para admirar a arquitetura campineira.

A cidade ainda conta com três museus e um observatório. Há também o Centro de Documentação e o Arquivo Municipal onde se podem encontrar documentação e fotos históricas e recentes de Campinas e fatos ligados à cidade.


Atrações esportivas

As atrações ligadas ao esporte são: Balneário Parque Taquaral, Ginásio do Taquaral, Kartódromo Afrânio Ferreira Jr., Bosque dos Cambarás, Centro Esportivo Brasil de Oliveira, Centro de Lazer Ferdinando Tilli, Ginásio de Esportes Rogê Ferreira, Praça Argemiro Roque e o Centro de Convivência Integrado de Cultura, Esportes e Lazer, além das Praças de Esportes (cinco na região Leste, duas na região Sudoeste, oito na região Sul e cinco na região Norte).