Dólar fecha a R$ 1,558, menor valor em mais de 12 anos

A cotação do dólar comercial fechou em baixa de 0,26% nesta sexta-feira (1º), a R$ 1,558 na venda. Com isso, a moeda norte-americana tem o menor valor desde janeiro de 1999, seguindo o maior apetite por risco no exterior e a expectativa de um aumento mais prolongado dos juros, no primeiro dia do novo cálculo da Ptax (taxa de referência do câmbio).

É a quinta queda seguida do dólar. No ano, a desvalorização já chega a 6,48%.

O dólar acelerou a queda junto com a divulgação de que o setor manufatureiro dos Estados Unidos cresceu inesperadamente no mês passado. O dado impulsionou as Bolsas de Valores norte-americanas.

No Brasil, os investidores se acostumam com a nova configuração do mercado após a mudança no cálculo da Ptax, a taxa usada como referência para contratos futuros e outros derivativos relacionados com o câmbio.

A Ptax agora é uma média aritmética feita a partir de consultas com os principais bancos do mercado. Até quinta-feira, era uma média ponderada por volume de todas as operações de câmbio à vista. Outra diferença é o horário de divulgação, que agora ocorre antes das 17h.

Profissionais de mercado previam uma redução do volume, principalmente por causa de uma diminuição da liquidez no mercado de “casado”, em que as operações são combinadas com negócios no mercado futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *