observatório de campinas

O Observatório Municipal de Campinas, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977, sendo o primeiro no gênero a ser implantado no País. Além das atividades de pesquisa e observacional inerentes a um observatório astronômico, desenvolve ações voltadas para o processo de divulgação com o público em geral e educativa, atendendo estudantes de todos os níveis.

No ano de 2002, o Observatório completou 25 anos e, em agosto, foi contemplado pelo Centro Temático de Campinas (CTC) com o Carimbo Comemorativo ao Jubileu de Prata, na Presidência do Senhor José Marques Barbosa e também com um jogo de quatro cartões para colecionadores com a imagem do Observatório, desenvolvido pelo engenheiro Nelson Bardini, inventor do tipo de cartão telefônico existente no Brasil. O carimbo foi lançado pelos Correios e Telégrafos e hoje se encontra no Museu Postal em Brasília

Em 1992, ao seu nome foi acrescentado Jean Nicolini (1922-1991), em memória ao grande entusiasta da divulgação da ciência astronômica no Brasil e fundador da sociedade civil Observatório do Capricórnio, entidade parceira que utiliza o espaço físico do Observatório Municipal para atuação conjunta.
O Observatório está localizado na seguinte posição geográfica:
Latitude: -22º53’200”S
Longitude: 47º04’39” W
Altitude: 1050m

Acervo

O Observatório possui mobiliários e instrumental do poder público. No que diz respeito ao instrumental, seu maior telescópio e o primeiro a ser instalado no Observatório, é o telescópio americano refletor de 600mm de abertura Marca Group 137, modelo Cassegrain. Um telescópio Newtoniano Mead de 250mm.

Acervo de doação astronômico Alfredo Leal Viera da Costa: uma luneta inglesa, objetiva de 70mm de abertura, marca Troughton & Simms, com uma caixa com oculares e acessórios; uma luneta alemã, marca Carl Zeiss, objetiva de 110mm abertura, com tripé de campanha dobrável com movimentos lentos horizontal e vertical, com diversas oculares e acessórios. A par disto cabe mencionar dois grandes instrumentos do Governo Federal sob nossa responsabilidade para uso: um Astrógrafo Carl Zeiss, 400/2000mm, o maior do país e o telescópio refletor Carl Zeiss de 500 mm de abertura, modelo Cassegrain. Exemplares de livros, revistas e boletins astronômicos.

Recortes de jornais e fotografias (nada catalogado) da história e memória do observatório.

Endereço: Serra das Cabras, s/nº – Distrito de Joaquim Egídio
Funcionamento: Domingo das 17 às 21h (aberto ao público). O atendimento às escolas é realizado mediante prévio agendamento, de 2ª a 6ª a partir das 16h
Contato: (19) 3298-6566

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *