Viracopos: Maior Hub da América Latina e sustentabilidade em foco

Aeroporto de Viracopos

Segundo Aluízio Margarido, gerente comercial da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos(ABV), o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nas próximas décadas, deverá alcançar a posição de maior aeroporto da América Latina.

“Vamos crescer continuamente e ser o maior aeroporto da América Latina”, ressaltou Margarido.

O novo Viracopos foi projetado para se tornar a primeira cidade aeroportuária do País, reunindo em um mesmo sítio rede hoteleira, edifícios corporativos, shopping center, terminal de passageiros e de cargas.

“A estrutura que vamos oferecer, além da proximidade de São Paulo e a localização do aeroporto no eixo de rodovias, fará com que Viracopos se transforme em um importante hub para voos regulares” prevê Margarido.

No novo terminal os voos internacionais já são operados desde dezembro de 2014 e eles consolidaram a vocação internacional que Viracopos sempre teve.

“No mês de maio de 2015, inauguramos a Sala VIP na ala internacional e, com isso, reforçamos a vocação internacional de Viracopos. A qualidade e a competitividade do aeroporto fazem com que, a cada dia, novos passageiros escolham voar por Viracopos“, destacou o diretor Comercial.

Sustentabilidade em foco 

Um dos projetos desenvolvidos por Viracopos incluie, por exemplo, que todo o esgoto do aeroporto passe a ser tratado pela Estação Produtora de Água de Reuso (Epar) Capivari II.

O investimento da obra de interligação com a rede pública foi de R$ 319 mil e custeado pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). Em uma segunda etapa, o esgoto tratado por essa estação resultará em água de reuso que poderá ser devolvida para o aeroporto.

Quanto as ações referentes à eficiência energética, o novo terminal de passageiros de Viracopos foi projetado para ser sustentável, com uso de energia solar, água da chuva e o uso da luz natural.

Além disso, no novo terminal foram instalados vidros fotovoltaicos, que formam 33 claraboias no teto do terminal.

Viracopos também é o 1° aeroporto a usar bicombustível. O aeroporto começou a produzir energia com gás natural ampliando a autonomia de geração de sua usina das atuais 8 horas para 24 horas. O projeto é parte de um programa de investimentos da Comgás.

Viracopos também implantou em abril de 2014 o “Projeto de Coleta Seletiva”, que consiste em reduzir o lixo que seria encaminhado aos aterros sanitários, gerando uma significativa contribuição para o meio ambiente.

Para a implantação do Projeto de Coleta Seletiva, foi realizada uma parceria entre Viracopos, Corpus Saneamento e Obras e Cooperlínia Ambiental do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *